Páginas

terça-feira, 19 de agosto de 2014

O vocabulário da Abeille

Abeille começou a falar cedo. Era pra ter feito esse post uns meses antes, quando as palavras ditas por ela ainda eram poucas. Era para listar o vocabulário dela em ordem cronológica. Eu não me lembro bem quando foi e nem exatamente quais foram suas primeiras palavras, mas além do tradicional Papa e Mamã, me lembro bem dela dizendo "ácu" para manifestar que queria mesmo beber água. Do "piiii-piii" imitando o bem-te-vi, "tau" para dar tchau e, um pouco mais recente, "apato" quando queria colocar o sapato para dar uma volta.
Agora, me perco na quantidade de morfemas, consoantes e vocábulos que ela consegue expressar. Aqui vão os mais engraçadinhos:
Sissi e cocô - já associando as palavras aos fatos
Uau! - toda vez que chega a refeição (essa é ótima!)
Au, miau, piu, quá e alguns outros sons de bichos, inclusive cantando nas músicas
Dizeum - pedindo para desenhar
Bigaca - agradecendo as coisas que recebe
Deptú - no caixa da padaria, respondendo à clássica pergunta do cartão visa
Labeia - um anagrama para 'baleia'
Puta - a menina desatou a falar essa palavra e me matava de vergonha. Estava pronta para ir à creche saber se alguém ensinava palavrões aos bebês, mas descobri a tempo: Puta é a frutinha de todo dia. No café da manhã, no piquenique, na feira: Puta, puta, puta. Saudável, não?

E os seus pequenos, quais são as gracinhas que eles aprontam?

Um comentário:

  1. Deptú foi a minha preferida! Deve ser linda demais falando todas essas palavras! Sabe, a minha afilhada também falava puta, mas ela queria dizer música.
    Beijos,
    Rtia

    ResponderExcluir